Pacto pela Juventude ganha força - Candidatos(as) de
20 estados já assumiram o compromisso com o fortalecimento das
políticas de juventude; desses, 14 são candidatos(as) a governos
estaduais. O dia 30 de setembro é o prazo final para envio de
assinaturas para coordenação do movimento.
A iniciativa é das 67 entidades da sociedade civil, entre elas a Escola de Gente, que compõem o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). O Pacto busca qualificar o debate sobre políticas públicas de juventude no período eleitoral e levantar bandeiras de ações necessárias para o pleno desenvolvimento juvenil, além de destacar o papel de gestores(as) e legisladores(as) na implementação de políticas que incluam o(a) jovem brasileiro(a) na estratégia de desenvolvimento nacional.
Os(as) candidatos(as) que aderirem até o dia 30 de setembro serão recomendados(as) como políticos(as) que respeitam a juventude em documento a ser distribuído via internet pelo blog do Pacto pela Juventude. A intenção é divulgar, por Estado, nome e número dos(as) candidatos(as) que já pactuaram. Segundo a coordenação do Pacto, realizada pelo Conjuve, nessa reta final da campanha a tendência é aumentar o número de candidatos(as) que se comprometerão com a proposta.
O que defende o Pacto?
Entre outras propostas, o Pacto 2010 defende a criação de um sistema nacional de juventude que fortaleça o controle social e a articulação entre as políticas públicas para a juventude, bem como a aprovação do Plano Nacional de Juventude, que estabelece diretrizes e metas para serem alcançadas pelo Brasil até 2022.
No campo da educação as metas vão desde a erradicação do analfabetismo até a expansão da universidade pública e do sistema público de educação profissional. A agenda de trabalho decente merece um ponto específico onde o combate a precarização do trabalho juvenil aparece como tema central.
Implementação de políticas contra homofobia e o racismo e equidade de participação de jovens com deficiência, indígenas, entre outros grupos, também são propostas do texto, que prevê, ainda, a promoção do acesso de jovens a bens culturais, além do esporte e lazer. No ponto saúde, o foco vai para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de DST/HIV/AIDS e uso abusivo de drogas.
O Pacto pela Juventude discute também metas e alternativas para a redução da mortalidade juvenil, pela garantia de moradia digna, pela promoção do direito à comunicação – com ampliação do acesso às tecnologias de informação e aprovação do Plano Nacional de Banda Larga – e pela garantia do acesso à terra e permanência no campo. Solicita, ainda, comprometimento dos(as) pactuantes com o fortalecimento dos canais de participação democrática como os Conselhos e Conferências de Juventude.
*Para ler o Pacto pela Juventude na íntegra acesse:
http://pactopelajuventude.files.wordpress.com/2010/08/pacto3.pdf
*Para ver as fotos e vídeos de quem já assinou o Pacto acesse:
http://pactopelajuventude.wordpress.com/galeria-de-fotos
Twitter - @pactojuventude
Blog -www.pactopelajuventude.wordpress.com
(Fonte: site Pacto da Juventude)
Nenhum comentário:
Postar um comentário